Quer melhorar seu jogo? Saiba como…

Quando o treino funcional (despretensioso) passa ser base para seus esportes de areia!

Das matérias nos programas esportivos, os posts nas redes sociais e a cada corrida no parque, você se depara com muitas pessoas praticando esportes de areia. Não é mesmo? É futevôlei com a galera, um hobby e alivio ao stress, aulas particulares de beach tennis, campeonatos de vôlei de praia, o bom e velho vôlei de areia que nunca perde seu espaço, além do handbeach e futebol de areia.

Ok! Mas aí você certamente se pergunta “ E eu, que faço treino funcional 2x na semana, tenho lá folego e coordenação para isso? ” A resposta é sim! E se você ainda não está no auge de sua coordenação e função cardiorrespiratória, essa é uma capacidade a se aumentar, com trabalho funcional. Podendo aumentar a pratica do treino funcional, já associando a nova modalidade, fazendo assim um planejamento e execução específicos, para a modalidade a ser praticada.

O treinamento funcional é totalmente adaptável para melhorar o condicionamento e preparar pessoas a desenvolverem melhor suas atividades. Sejam elas do cotidiano ou até mesmo a melhorar o desempenho de atletas amadores ou profissionais em suas competições, assim como é muito utilizado entre os surfistas.  Atualmente já é comprovado que este treino é indispensável, pelo menos 2x por semana para iniciantes, em modalidades de hobby.

Trabalhando força, resistência ou aqueles movimentos que sempre se pergunta ao personal, “mas onde eu vou usar/aplicar isso? ”  é neste tipo de caso, de preparação e condicionamento para outras modalidades que são aplicados. Veja alguns exemplos:

- Deslocamento Lateral -  auxilia na agilidade, melhorando assim a marcação em um jogo de Handbeach;

- Afundo com Rotação de tronco – faz parte do trabalho de fortalecimento de pernas, potência no movimento do tronco o que proporciona melhor performance no ataque/defesa do Futevôlei;

- Escadinha – trabalho de coordenação motora que auxilia na movimentação em quadra do Beach Tennis;

- Saltos – trabalho de explosão muscular, que ajuda nos ataques e bloqueios durante uma partida de Vôlei de Praia.

São muitos os benefícios e ganhos da associação do treinamento funcional às modalidades de areias, tão em alta no Brasil e no mundo. Comece agora, previna lesões, melhore sua capacidade de performance e colecione bons momentos e mais saúde, com praticas saudáveis.

 


Autor: Anderson Rodrigo da Silva

Coordenador Técnico da Change Academia - Pós graduado em Treinamento Funcional

Quer saber mais sobre o trabalho do Professor Anderson acesse seu instagram: @andersonpclub