Qual a melhor raquete de Beach Tennis?

Saiba quais as principais características das raquetes de beach tennis e avalie qual o melhor modelo para seu estilo de jogo.

Com o aumento de jogadores e locais para a prática do beach tennis, os equipamentos e principalmente as raquetes, também tiveram sua evolução.

Para escolher qual a melhor raquete para seu estilo de jogo, o jogador profissional ou iniciante deve levar em consideração diversos aspectos que irão influenciar diretamente em seu jogo.

Comprimento

Segundo as regras da ITF (Federação Internacional de Tênis), a raquete não pode exceder 50 cm de comprimento, medidos do limite inferior do cabo até a ponta da cabeça da raquete.

Normalmente a diferença de comprimento está no tamanho do cabo.

Cabo curto: a manipulação da raquete é facilitada e é possível ter mais controle e precisão nos golpes. Deve-se levar em consideração a perda de alcance, o que dificulta a rebatida de bolas mais distantes do corpo.

ManuseioControlePotênciaAlcance
Cabo curtoFácilMaiorMenorMenor
Cabo longoDifícilMenorMaiorMaior

 

Peso

Não existem regras sobre o peso mínimo ou máximo de uma raquete. Porém, essa é uma característica que, além de ter impacto direto no estilo de jogo, é de extrema importância para prevenir lesões. As raquetes mais pesadas geram maior potência nos golpes, enquanto as mais leves exigem maior aceleração do braço.

ManuseioControlePotênciaAceleração 
do braço
Risco de lesão
Mais leveFácilMaiorMenorMaiorMenor
Mais pesadaDifícilMenorMaiorMenorMaior

 

 

 

Equilíbrio

Diretamente ligado ao peso, avaliamos o equilíbrio de uma raquete de beach tennis de acordo com a distribuição do seu peso. Considerando que ela é formada por cabo, coração e cabeça, temos três tipos de equilíbrio:

Peso direcionado para a cabeça da raquete: imprime maior velocidade à bola, porém tem menor controle. Raquetes com essa característica são usadas de maneira geral, por jogadores principiantes, intermediários e, principalmente, veteranos, já que não é preciso fazer muito esforço para que a bola ganhe velocidade.

Peso direcionado para o cabo da raquete: imprime menor velocidade à bola, porem gera maior controle. Raquetes com essa característica são normalmente usadas por jogadores intermediários e avançados.

Equilibrada: são raquetes que tem o peso distribuído igualmente entre o cabo e a cabeça. As caraterísticas são mistas, mas nenhuma garante imprimir o grau máximo de velocidade ou grande controle de bola. Raquetes equilibradas podem ser usadas por todos os níveis de jogadores.

ControlePotênciaAceleração do braço
Peso no cabo             MaiorMenorMaior
Peso na cabeçaMenorMaiorMenor
EquilibradaMédioMédiaMédia

 

Material e Flexibilidade

As raquetes de beach tennis geralmente são feitas de fibra de vidro, grafite, carbono ou kevlar em sua composição. A combinação da flexibilidade e do peso desses materiais que determina o controle e a velocidade da bola, sendo essas características que determinam o esforço que o jogador terá que fazer para golpear uma bola.

FlexibilidadeControlePotênciaPeso
Fibra de vidroAltaMaiorMenorMenor
GrafiteIntermediáriaIntermediárioIntermediáriaIntermediário
Carbono/KevlarBaixaMenorMaiorMaior

 

 

Características da cabeça da raquete

Segundo as regras da Federação Internacional de Tênis (ITF), a superfície de impacto, definida como a área plana da cabeça da raquete, não deve exceder 30 cm de comprimento e 26 cm de largura.

Espessura

A ITF determina que a distância entre as duas superfícies de impacto (grossura da raquete) deve ser constante e não pode exceder 38 mm.

Raquetes com o perfil mais largo são mais confortáveis por imprimirem mais velocidade à bola, porém, oferecem menor controle. Raquetes mais finas exigem mais força por parte dos jogadores e proporcionam maior controle.

ConfortoPotênciaControle
Mais largaMaiorMaiorMenor
Mais finaMenorMenorMaior

 

Textura

Raquetes fabricadas com materiais mais ásperos tendem a imprimir mais efeito na bola. Alguns jogadores colam lixas em suas raquetes, outros fazem o chamado “tratamento”, deixando a raquete mais áspera, garantindo maior efeito nos golpes, principalmente no saque e smash.

Caso queira fazer tratamento em sua raquete, procure um profissional especializado, para que não danifique a mesma.

Furos

É permitido fazer furos de até 13 mm na cabeça da raquete, com a finalidade de reduzir a resistência do ar e facilitar a rebatida.

Porém, raquetes com muitos furos tendem a diminuir a potência dos golpes e são excelentes para jogadores que gostam de dar toques com maior sensibilidade e pouca força.

Resistência do arExigência de forçaPotência
Mais furosMenorMaiorMenor
Menos furosMaiorMenorMaior

 

Lembrando, caso queira aumentar os furos de sua raquete, procure um profissional especializado, para que não danifique a mesma.

O mais importante que você precisa saber, é que as raquetes parecem iguais, mas variam muito de uma para outra, antes de comprar a sua, teste vários modelos para ver qual se adapta melhor ao seu estilo de jogo e lembre-se, nem sempre a melhor raquete para você, vai ser a melhor raquete para o outro.